top of page
aniversário Foto Kids-festa de aniversário infantil em Campinas, Foto Kids Campinas Telefone

Sugestões de comida e menu para um chá de bebê.

Atualizado: 15 de dez. de 2019



O que servir em uma festa de chá de bebê.

O que seria uma festa bem alegre sem comes e bebes! Não é mesmo? Sabemos que esse também é um momento de dúvida entre as mamães, que normalmente se perguntam sobre o que servir no chá de bebê ou chá de fraldas. Mas afinal, qual o cardápio perfeito para o chá?

Você está procurando por idéias de comida de chá de bebê ?

Bem, isso depende do tipo de chá de bebê que você está procurando realizar.

A #fotokids vai ajudar você com algumas dicas e até mesmo, da quantidade ideal de cada item, separamos algumas informações essenciais para não escorregar no momento da definição do cardápio para o chá de bebê.


Escolha do cardápio de acordo com o horário do chá de bebê

O primeiro ponto a se pensar antes de escolher o cardápio é no menu e no horário do chá de bebê a ser realizado. As comidas e bebidas podem variar conforme a estação do ano, para entrar em harmonia com a decoração escolhida também é uma boa pedida.

– Manhã: entre 10h e 12h, vale a pena servir um brunch, uma espécie de café da manhã com almoço, sendo um lanche mais completo. Portanto, aqui valem pães, queijos, bolos, frutas, frios, omeletes, tortas, canapés e salada.


DICA

petiscos

Porque servir petiscos saborosos pode ser barato, definitivamente de baixo estresse, é um ótimo começo para conversas. Seus convidados do chá de bebê podem misturar-se como quiserem e servir a hora que quiserem em uma atmosfera mais casual. Além disso, você pode preparar tudo com antecedência e apenas servi-lo quando o seu chá de bebê começar.

aperitivostomate com muçarela de búfula no palito, canapés variados, frutas no palito, frios no palito

Sanduíches: eles podem ser com os mais variados tipos de pães – baguetes, sírio, francês, de forma, ciabatta – e com diversos recheios – os patês são ótimos para deixar o sanduíche mais saboroso. Não se esqueça de pensar em uma opção vegetariana.



Importante pensar em opções fritas, assadas e vegetarianas, como coxinha, rissole de milho e empada.

Fast food mini hamburguer, minipizza, batata frita palito e chips, crepe no palito, entre outros.

Comida saudável: palitos de verduras – como cenoura e pepino – com molho, frutas no palito, sanduíches naturais e salada de fruta..

Almoço

se o chá de bebê pegar bem esse momento da refeição, é importante servir um cardápio que sustente bem os convidados, pois, provavelmente, nenhum deles terá almoçado. A dica é servir um único prato para facilitar, como uma massa, e colocar alguns petiscos de entrada. Tortas salgadas com salada também são ótimas opções.


– Tarde e noite: esse horário, normalmente, é preferência entre as mamães. Nele dá para servir um lanche mais leve e variado, com salgados, petiscos e doces. Se achar necessário, sirva porções pequenas de comida já em tigelas e pratinhos, como escondidinhos ou

ainda mini pizzas.

Tortas: podem ser de variados sabores, como frango, palmito e legumes.

Doces: brigadeiros, beijinho, bombons variados, mini bombas, cupcakes, pop cakes, chocolates e biscoitos decorados.

Bebidas: águas aromatizadas, refrigerantes, sucos naturais e chás são sempre ótimas opções. Se for servir bebida alcoólica, não se esqueça de fazer uma pesquisa de valores antes de comprar. Isso ajuda a ter um chá de bebê bom e barato..


CHURRASCO

Se você tiver um almoço baseado em churrasco, você poderia oferecer:

churrasco (frango, carne porco, linguiça etc.) Pão ou pãezinhos para comer com churrasco.

Picles fritos (favorito de gravidas ) Muffins de milho

purê de batata cozida,,batatas doces com manteiga.

Queijo ralado com salada com muitos vegetais e saudável também é uma boa dica para gravidas em dieta alimentar.

O mais importante " não pode faltar água para hidratação do corpo".

Chá de bebê simples elegante e barato...como elaborar?


O cardápio também pode ser delicioso e prático e você mesma ainda pode preparar as comidas e petiscos. Para ajudar, separamos sugestões simples para você montar os comes e bebes do seu chá de bebê de baixo custo.

Bolo salgado: feitos, normalmente, com pão de forma integral, são excelentes alternativas e ficam uma delícia e bem aceito entre os convidados.


DICA:

o bolo bem gelado é mais saboroso.

mini sanduíches: mini pães recheados com carne desfiada ou frios, baguetes recheadas.

Frutas no palito: práticos, saudáveis e dão uma cor a mais na mesa.

Espetinhos salgados: podem ser com queijo e azeitona ou tomate.

Pães de queijo: podem vir na versão recheada também.

Salgados: escolha uma variedade que atenda a diferentes gostos e paladares.

Tortas salgadas: são uma delicia e rendem muito e atendem a vários gostos. Algumas opções são frango, palmito legumes e com recheio de queijo.

Qual é a quantidade de comida e bebida ideal para o chá.

Vamos tirar essa dúvida!

Calcular a quantidade de comida e bebida para esse tipo de festa sempre gera dúvidas, pois envolve o número de convidados e o consumo de cada pessoa. Para facilitar, separamos algumas dicas preciosas para evitar que falte ou sobre comida no seu chá de bebê.

1-Convidados para o chá de bebê

Os tipos e a quantidade de convidados influenciam diretamente no cálculo de comida e bebida para o seu chá de bebê. O primeiro ponto é definir se terá bebida alcoólica e quantas pessoas irão beber. Pessoas que bebem tendem a comer mais petiscos e salgadinhos, ou seja, comidinhas rápidas frias e com as mãos.

A sua festa terá crianças e idosos?

Os dois tipos de convidados consomem menos que jovens e adultos. Dica para calcular o consumo de crianças: duas delas valem por um adulto.

Outro ponto importante é pedir aos convidados que confirmem presença e se irá trazer algum amigo junto. Assim, você terá a quantidade mais aproximada de quem estará no chá.

2- Quantidade de comida e bebida para o chá de bebê

Cálculo geral por pessoa

Salgados: 8 Mini sanduíches: 2 Mini hamburguer: 2 Mini pizza: 2 Mini almoço ou jantar: 1 Saquinho de batata frita: 2 Saquinho de pipoca: 2 Docinhos: 6 Bolo: 1 fatia Salada de frutas: 1 pote ou 2 palitos Refrigerante e suco: 500 ml Água: 300 ml Cerveja: 700 ml mulher / homem 1 litro

Veja drinques sem álcool para as grávidas em chá de bebê.

BATIDA DE MORANGO - Ingredientes: 350 g de morangos; 1/2 lata de leite condensado; 2 xícaras de água mineral com gás; gelo picado | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

BATIDA LIGHT DE LIMÃO - Ingredientes: 300 ml de suco de limão; 1 colher de chá de leite condensado; gelo | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva com raspas de limão ou folhinhas de hortelã.

DRINQUE REFRESCANTE DE LARANJA - Ingredientes: 1 laranja pêra; 1 lima da pérsia; 200 ml de água; gelo | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e estará pronto para servir.

DRINQUE PRIMAVERA/VERÃO - Ingredientes: 50 ml de suco de abacaxi; 50 ml de suco de maçã; 50 ml de suco de caju; 25 ml de suco de morango; 1 colher de chá de leite condensado; 1 colher de chá de xarope de hortelã; gelo a gosto | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Como opção de decoração, use as frutas do drinque e cerejas.

BATIDA MISTA - Ingredientes: 1/2 xícara de chá de morangos; 1 xícara de chá de suco de maçã; 1/2 xícara de chá de leite condensado; gelo a gosto | Modo de preparo: bata os morangos no liquidificador. Depois, bata bem todos os ingredientes na coqueteleira. Para finalizar, se quiser, adicione meio morango e folhas de hortelã na borda do copo.

MOJITO SEM ÁLCOOL - Ingredientes: 8 folhas de hortelã; 1/2 limão; gelo; água com gás; açúcar ou adoçante (do tipo indicado por seu médico) a gosto. Modo de preparo: coloque em um copo o limão, o hortelã e o açúcar. Macere até extrair o caldo do limão. Acrescente o gelo e coloque a água gaseificada até completar o copo. Depois, é só mexer com uma colher. Uma dica é caprichar no hortelã e no gelo para refrescar.

PINA SOFT ABACAXI - Ingredientes: 100 ml de suco de abacaxi; 30 ml de leite de coco; 20 ml de leite condensado; refrigerante de limão como complemento; gelo a gosto | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Use fatias de abacaxi e cereja para decorar. Sirva em seguida.

COQUETEL DE FRUTAS - Ingredientes: 1 xícara de chá de suco de laranja; suco de 1 limão; 1 xícara de chá de água; 1 fatia de abacaxi; 1 beterraba; açúcar ou adoçante (do tipo indicado por seu médico) a gosto; cerejas a gosto; gelo a gosto | Modo de preparo: descasque o abacaxi e a beterraba. Bata com os outros ingredientes no liquidificador e peneire em seguida. Sirva gelado.

SUCO DE ÁGUA DE COCO, MELÃO E KIWI - Ingredientes: 200 ml de água de coco não industrializada; 1 fatia de melão; 1 kiwi; folhas de hortelã; gelo a gosto | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

BATIDA ENERGÉTICA LIGHT - Ingredientes: 1 lima da pérsia; 200 ml de água; 1 colher de chá de beterraba; 1 colher de chá de cenoura; gelo a gosto | Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e, se preferir, sirva com folhinhas de hortelã.

SUCO FRUTAS TROPICAIS - Ingredientes: morango; abacaxi; kiwi; refrigerante de limão; gelo a gosto. Modo de preparo: amasse todas as frutas. Acrescente o refrigerante e o gelo. Não use açúcar, pois o refrigerante já é doce.

3-Cardápio simples chá de bebê.

Outra dica é evitar um cardápio muito variado para o chá de bebê. Quanto mais opções, maior o interesse dos convidados em experimentar cada variedade de comidinha e, consequentemente, haverá um consumo maior.

Opções de bebidas: 2 tipos de refrigerante com opções zero açúcar, 2 tipos de suco com opções light e água. Se for colocar chá, opte apenas por um tipo de suco. Opções de salgados: 4 a 6 tipos, não se esqueça de variar entre fritos, assados e vegetarianos. Opções de doces: 4 tipos Opção de refeição ou mini refeição: 1 tipo (como massa, escondidinho, strogonoff, salada gelada e mini macarronada)


4-Quantidade de bebidas alcóolicas.

A quantidade de bebidas alcóolicas depende muito do perfil do seu público. Por outro lado, vamos te ajudar com uma média ideal para o chá de bebê com duração de 4 horas:

Cerveja: 700 ml por pessoa Vinho ou espumante: 300 ml por pessoa Coquetéis: 250 ml por pessoa

5-Quantidade de pessoas na equipe de apoio

Para curtir mais o evento, sempre vale a pena chamar profissionais para ajudarem a servir. Garçom: 1 a cada 15 convidados.

6-Quantidade de itens para o chá de bebê

Copo: 3 a 5 (copo de 200 ml) por pessoa Guardanapo: 5 a 10 por pessoa (sem contar os guardanapos servidos junto

aos salgados volantes) Prato e talheres: 2 por pessoa (não deixe de comprar um pouco a mais, 20% do total, como segurança) Copo de vidro: 2 por pessoa

Temas de chá de bebê e cardápio

É interessante pensar também em como harmonizar o cardápio com o tema de chá de bebê. Essa é a hora de investir nos doces decorados e em um belo bolo – se não tiver optado pelo bolo de fraldas – e em todos os detalhes que possam ser personalizados.

Comidas: as famosas finger foods – ou comidinhas para comer com a mão – podem vir com plaquinhas e etiquetas personalizadas. Você também pode optar por saquinhos e potes personalizados, para pipoca, por exemplo. Não se esqueça de combinar tudo com o tema de chá de bebê, utilizando os mesmos personagens, ícones e cores.

Doces: cupcakes decorados com o tema de chá de bebê ou que remetam ao universo do pequeno – como mamadeiras, chupetas, entre outros – também são ótimas opções. Invista também em doces nas cores da festa e em formato do tema escolhido. Capriche no visual.

Bolo: escolha um bolo que combine com o tema da festa e seja ao mesmo tempo delicioso. Os bolos decorados são ótimas alternativas, mas é necessário escolher uma boa confeitaria, experimentar e, até mesmo, ver alguns bolos prontos. Mesmo se tiver optado pelo bolo de fraldas, você ainda pode servir um bolo no seu chá. Escolha uma opção gostosa e, nesse caso, não precisa se atentar a decoração. O bolo poderá ser cortado e servido em pedaços já nos pratinhos para os convidados.


até mais.

equipe: #fotokids




1.586 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-png-image-9 (1).png
bottom of page